sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A ORAÇÃO DE HABACUQUE



Hc 3.2 “Aviva, ó Senhor..”
Quero ressaltar que a Europa é um continente lindo e um exemplo positivo em várias áreas. Além do mais, é berço de muitos movimentos importantes, inclusive de ordem espiritual. Foi no continente europeu que nasceu a Reforma Protestante. Aquela região também foi palco de muitos reavivamentos extraordinários, como o Avivamento Wesleyano do século XVIII e o início das Missões Modernas, no século XIX. Porém, hoje, é fato que as igrejas européias estão passando por momentos difíceis espiritualmente, algumas frias, vazias e amordaçadas, isto é, sem exercer mais influências na cultura do continente.
Por outro lado, a Europa passou a exercer nos últimos anos uma influência mundial extremamente negativa no campo filosófico, atacando especialmente os princípios cristãos.
Em artigo publicado no jornal New York, edição de 11 de maio de 2004, o colunista Daniel afirma: “ A Europa está se tornando, cada vez mais, uma sociedade pós-cristã, rompendo os laços com sua tradição e seus valores históricos. O número de cristãos praticantes despencou tanto nas duas últimas gerações, que alguns observadores já estão chamando a Europa de novo continente das trevas. Analistas estimam que, semanalmente, as mesquitas britânicas recebem mais fiéis que a Igreja Anglicana”.

Nenhum comentário: