quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O PERFIL DE UM LÍDER EM MISSÕES


O líder é aquele que foi escolhido para ser um “incentivador de missões”, ou seja, levar outras pessoas a se envolver.
Essa atitude responde ao chamado da “grande comissão” e é coerente com texto de 2 Timóteo 2.2, no qual lemos:
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.
Para que possamos ver o mundo todo evangelizado, é necessário que haja um grande envolvimento da igreja nesse trabalho. E cada de nós deve tomar parte nessa grandiosa tarefa, sendo um líder exemplar. Existem seis qualidades adicionais de um líder de missões:
1. Visão – é o lugar aonde se quer chegar.
2. Sensibilidade ao Espírito Santo – ser guiado, orientado, buscar estratégias missionárias.
3. Perseverante na oração – muitos líderes concordam com isso, mas, geralmente, apenas da boca para fora; poucos fazem da oração uma prática constante em sua vida.
4. Encorajador – devemos encorajar os outros a buscar uma visão clara da soberania de Deus. Precisamos ter coragem de exortar com amor, elogiar, manter o senso de humor, nos esforçar para fazer sempre o melhor, delegar responsabilidade, oferecer acompanhamento, manter todos bem informados e ser sistemáticos e organizados.
5. Comprometido a se comunicar da melhor maneira possível – temos a obrigação de ser claros no nosso discurso dentro da organização em que trabalhamos. O mais importante, porém, é apresentarmos à igreja as necessidades existentes no mundo. Se desejamos alcançar nossos objetivos missionários, precisamos ser diretos.
6. Dado à leitura – o estudo da Palavra de Deus e a leitura de bons livros missionários trazem motivação para desempenhamos o nosso papel de líder de missões.

Pr. Alexandre Moreira.