sábado, 1 de novembro de 2008

MISSÕES - VISÃO DO REINO DE DEUS






"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos". Mateus 13. 31,32.

Assim é a igreja. O grão de mostarda não se transforma em árvore até que seja plantado. Não importa o que ela é agora, e sim o que ela virá a ser!
A grande dificuldade que a igreja contemporânea enfrenta é uma crise de visão e isso se deve ao fato de não conseguir compreender sua natureza e finalidade como Corpo de Cristo na transformação da sociedade.
O primeiro passo para uma Igreja ter uma Visão Missionária: é procurar entender a Grande Comissão, que é muito mais abrangente do que muitos possam imaginar. Por exemplo; A Comissão de Marcos 16, fala sobre o Evangelismo, de Mateus 28: Implantação de Igrejas, de Lucas 24: a importancia do Ensino, de João 20: o Envio Missionário, e a Comissão Global de Atos 1, que Jesus revelou no Monte das Oliveiras.
Quando a igreja compreende estes versículos, ela passa a ter a visão do Reino, ou seja, ser uma igreja voltada para o mundo.
A ler cuidadosamente o Evang. de Marcos (1.14,15), percebemos que Jesus começa o seu ministério com as seguintes palavras: “Jesus foi para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de Deus”.
O segundo passo para uma Igreja ter uma Visão Missionária: é entender a relação à visão e missão.
Visão é o lugar aonde se quer chegar.
Missão é o mapa que oferecerá a direção para o alcance do alvo Proposto – Missão é aquilo que você irá fazer.
Por exemplo, a missão de Moisés era tirar o povo de Deus, Israel, da escravidão no Egito (Ex 3.10). A missão de Davi era pastorear Israel (2 Sm 5.2), A missão de Neemias era reconstruir os muros de Jerusalém.
Qual é a Visão da igreja? Qual é a Missão da igreja?
É levar a mensagem do Reino as nações e Povos, ou seja, se tornar um povo missionário, uma comunidade missionária. Proclamar (Kerygma) Rm 10.9. Jesus é Senhor – é a marca da igreja missionária.
Jesus é o Senhor de todas as pessoas, de toda a criação e da Igreja. Ele envia seu povo para um encontro radical com o mundo.
Com a ajuda do Espírito Santo, e como Corpo de Cristo iremos transformar um mundo decadente em uma nova sociedade.

Amém, Ev. Alexandre Moreira.